EVOLUÇÃO DOS ALIMENTOS: Da Pré História até os dias atuais
Os alimentos são necessários ao homem desde o nascimento, e é através deles que o homem tira a energia e nutrientes necessários para o funcionamento de seu corpo.
Pré-História
De acordo com a história da alimentação, o homem começou a alimentar-se de raízes e frutos ao observar a alimentação dos animais, mas não se sabe de que frutos e raízes eram compostos a alimentação e nem o que o levou a forma de consumir alimentos sem os conhecer nutricionalmente. Com o passar do tempo, o homem teria passado a consumir carne crua, moluscos in natura, ovos de vários bichos e peixes. Com a descoberta e desenvolvimento da agricultura e a criação de animais, iniciou-se a base da nossa alimentação tradicional, a cultura de cereais, principalmente trigo e centeio para a fabricação de pães. O homem nesse tempo já vivia em iam em busca do alimento: as mulheres colhiam os vegetais e cozinhavam os alimentos; os homens produziam armas e iam em busca da caça. O uso do fogo, fez com que o homem descobrisse a primeira forma de conservação da caça, pois ele percebeu que a carne cozida demorava mais para se estragar e também se tornou mais saborosa e digestiva e ajudou a desenvolver o paladar humano. Também nessa época começam a ser produzidos os alimentos líquidos e as bebidas com utilização de cereais, caules, raízes, brotos, etc.
A partir do confinamento de alguns animais que serviam como reserva de caça, o homem começou a abater apenas o que precisavam para a alimentação, deixando os mais dóceis para o consumo do leite e perceberam que dava pra produzir algo com as sobras do leite, descobrindo assim a coalhada, manteiga e queijo.
Idade Média
O sistema de troca entre produtos excedentes de agricultura e caça, deu origem ao comércio; diante disso a alimentação ficou limitada para os menos favorecidos, que não tinham o que dar em troca, nem o que produzir. Dessa forma, existiam duas refeições principais: o jantar