Evolução do Tijolo na Engenharia Civil
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
Rodrigo Pedrosa Soares
EVOLUÇÃO DA ENGENHARIA CIVIL NO TEMPO
TEMA: TIJOLO CERÂMICO
DISCIPLINA: QUÍMICA
SALA 315
BELO HORIZONTE
2014
"O primeiro artesão foi Deus que, depois de criar o mundo, pegou o barro e fez Adão."
(ditado popular paraibano)
A Evolução da Engenharia Civil no Tempo
Anos 70, 80, 90, 2000 e 2010.
Tema: Tijolo.
História dos Primeiros Tijolos
O barro foi companheiro do homem desde o início da sua vida na terra. O protegeu das intempéries, permitiu aos poderosos a ilusão de vencerem a sua fragilidade humana através de colossais edificações. 4000 a.C., na Mesopotâmia, a escassez de pedra iria dar um grande impulso à construção de tijolos. Os primeiros tijolos queimados datam de 3000 a.C. e eram empregados para revestimentos externos e mais frequentemente como muros de proteção. Como não tinham pedras para poder construir, utilizavam o tijolo, seco ao sol e cozido ao forno. Considera-se que a arte de fabricação de tijolos ramificou-se do Egito em direção ao Mediterrâneo, Índia e China.
A técnica da queima do barro ou terra queimada já era de conhecimento dos índios aborígines que viviam nas terras do atual território brasileiro. A modernização da técnica no Brasil colonial ocorreu com a ajuda dos padres jesuítas, que transformam o rudimentar processo numa produção seriada.
Até o século XIX os sistemas de produção não de modificaram muito.
A fabricação de tijolos no Brasil ocorreu no início do século XX. Entretanto, foi somente na década de 30 que foram fabricados os primeiros tijolos furados através de processos mecanizados.
A cerâmica é utilizada na tecnologia de ponta, na fabricação até mesmo de componentes de foguetes espaciais devido a sua durabilidade. Por isso está tão presente na construção civil.
O tijolo foi concebido na dimensão exata da capacidade de trabalho manual do pedreiro. Em uma