evolução do pensamento economico
Introdução
A evolução do pensamento econômico modificou-se através dos tempos, sofrendo a cada nova teoria a contestação de alguns estudiosos, como os filósofos gregos e romanos. Passou por ideias liberais e de individualismo e outras que queriam uma economia ligada à constituição de um Estado forte.
Antiguidade
Na Grécia antiga as primeiras referências aparecem a Aristóteles (384-3220 A.c), que aparentemente foi quem comunhou o termo economia. Encontramos também algumas considerações de ordem escritas nos registros de Platão (427-327 A.c), de Xenofome (440-335 A.c). Roma não deixou nenhum trabalho em destaque na área da economia.
Mercantilismo
A partir do século XVI notamos a primeira escola econômica o mercantilismo que originou um conjunto de medidas econômicas diversas de acordo com os Estados. O termo mercantilismo foi criado a partir da palavra latina mercari, que significa mercantil, no sentido de levar a cabo um negócio, e que procede da raíz merx que significa mercadoria.
Fisiocracia
A fisiocracia, considerada a primeira escola da economia científica, antes até mesmo da teoria clássica de Adam Smith, é uma teoria econômica que surgiu para se opor ao mercantilismo, se apresentando como fruto de uma reação iluminista. Em síntese, a fisiocracia se baseia na afirmação de que toda a riqueza era proveniente da terra, da agricultura. Para os fisiocratas, a agricultura era o verdadeiro e único modo de gerar riquezas pelo fato de que a mesma proporciona grandes lucros e exige poucos investimentos, por isso deveria ser valorizada, contrariando assim, o pensamento mercantilista da acumulação de metais. Segundo a teoria, como a agricultura era a única fonte de riquezas, deveria haver um único imposto, pago pelos proprietários de terra, livrando o restante da sociedade de grandes quantidades de tributos.
TEORIA CLASSICA A economia clássica foi elaborada e sistematizada nas obras dos economistas políticos Adam Smith e