Evolução do java
Java é uma linguagem de programação do paradigma de orientação a objetos (OO), que começou a ser desenvolvida em 1991, na Sun Microsystems. A Sun criou um time (conhecido como Green Team) para desenvolver inovações tecnológicas em 1992. Esse time foi liderado por James Gosling, considerado o pai do Java. O time voltou com a ideia de criar um interpretador para pequenos dispositivos, facilitando a reescrita de software para aparelhos eletrônicos, como vídeo cassete, televisão e aparelhos de TV a cabo.
A primeira invenção desta equipe foi o *7 (StarSeven), um controle remoto com interface touchscreen, o aparelho tinha um “mascote” que ensinava o usuário a utilizar o controle. Um dos desenvolvedores do controle nomeou a linguagem de programação de Oak, o nome de uma árvore. Este controle foi um antecessor da ideia de interação digital, que está presente nos televisores digitais atualmente, infelizmente a tecnologia da época não estava preparada para tamanho avanço.
Com o advento da web, a Sun percebeu que poderia utilizar a ideia criada em 1992 para rodar pequenas aplicações dentro do browser. A semelhança era que na internet havia uma grande quantidade de sistemas operacionais e browsers, e com isso seria grande vantagem poder programar numa única linguagem, independente da plataforma. Foi aí que o Java 1.0 foi lançado: focado em transformar o browser de apenas um cliente fino (thin client ou terminal burro) para uma aplicação que possa também realizar operações, não apenas renderizar html.
A tecnologia Java teve uma enorme utilização, e logo grandes empresas como a IBM, anunciaram que estariam dando suporte ao Java, ou seja, os produtos destas empresas iriam rodar aplicativos feitos em Java. Estimativas apontam que a tecnologia Java foi a mais rapidamente incorporada na historia da informática. Em 2003 o Java já tinha mais de 4 milhões de desenvolvedores. A ideia inicial do Green Project começou a se concretizar. A linguagem deles passou a