evolução das memorias ram
Tecnologias de Informação e Comunicação
Evolução das Memórias RAM
Evolução das Memórias RAM
José Pedro Meireles Cerqueira
Aluno do Curso de Redes de Comunicação e Telecomunicações
RCT21082@alunos.ismai.pt
Resumo
Se o processador é o principal componente de qualquer computador, a memória RAM é a sua principal ferramenta de trabalho. Desde uma calculadora, até a um grande computador da actualidade, não existe nenhum que não utilize memória RAM. O processador utiliza a memória RAM para armazenar programas e dados que estão em uso podendo serem lidos, escritos e apagados pelo processador. Este fica impossibilitado de trabalhar sem ter pelo menos uma quantidade mínima dela. Aliás, nos computadores de hoje, a velocidade de acesso à memória RAM é um determinante da performance, daí que seja vital a importância do uso da memória cache.
Desde as primeiras memórias no início da década de 80, até as produzidas actualmente, houve uma grande evolução na forma de organização física no formato dos módulos e na forma de desenvolver um conjunto de novas tecnologias, a fim de optimizar o acesso aos dados, que permitiram melhorar consideravelmente a velocidade de acesso.
Palavras-chave: Memória; RAM; Volátil; Módulos; Cache; Condensar.
1. Introdução
A memória de acesso aleatório (proveniente do inglês Random Access Memory), chamada no nosso quotidiano frequentemente por RAM, constitui uma das partes mais importantes dos computadores, pois é nela que o processador armazena os dados com que esta a trabalhar. É também esta que fornece os dados anteriormente gravados, com um tempo de resposta e uma velocidade de transferência estonteante, muito superior à dos dispositivos de memória secundária, tal como o disco rígido.
Uma das características da memória RAM é o facto de ela ser volátil, isto é, são perdidos todos os dados quando não existe mais energia eléctrica, como exemplo, quando estamos a trabalhar no computador a usar