Evolução da mulher
Analisaremos a importância da mulher ao longo da historia como tudo começou até os dias atuais. Mostraremos como eram desprezadas, usadas até mesmo como objeto quanto na época de seus senhores.
A importância da mulher na sociedade ao longo da história será sempre lembrada diante de tantos avanços
2. PAPEL DA MULHER NOS SÉCULOS PASSADOS
As mulheres estiveram presentes desde a descoberta e colonização de nosso país. Vamos voltar ao passado e mostrar como elas contribuíram de forma positiva para o desenvolvimento, lutando para a construção de uma sociedade democrática e igualitária.
2.1 MULHERES NO SÉCULO XVI
Com certeza não era fácil ser mulher no século XVI, pois enfrentavam os preconceitos e os tabus trazidos pelos colonizadores portugueses. Geralmente a história da colonização só se é contada pelo ponto de vista masculino, porque nas origens do país boa parte das mulheres que chegavam veio por obrigação ou porque seguiam os seus maridos militares portugueses e donatários, muitas eram órfãs mandadas pela coroa para se tornarem esposas dos primeiros colonos.
As outras mulheres que já viviam aqui quando da chegada dos portugueses, eram indígenas. Boa parte delas foram estupradas e transformadas em escravas. A partir de meados dos séculos XVI, com o início do tráfico negreiro para o Brasil, as africanas também tinham o mesmo destino. Existia muita violência para com as negras e índias, essa violência também atingia as mulheres brancas que eram obrigadas a casar e sofriam maus tratos. Além da violência sexual por parte dos donos de engenho, as mucamas sofriam também castigos físicos impostos pelas senhoras ressentidas. A coroa portuguesa determinou a colonização de áreas livres para se tornarem particulares, através da doação de lotes de terras a nobres e pessoas de confiança do Rei Dom João VI. Este fato ficou conhecido como capitanias hereditárias e entre essas capitanias as que mais se destacavam eram aquelas governadas pelas