EVOLUÇÃO DA FISIOTERAPIA NO MUNDO E NO BRASIL
NO MUNDO E NO BRASIL
Na antigüidade, existia uma preocupação com as pessoas que apresentavam diferenças incomodas adjacência utilizada para compreender o que era considerado doença. Havia uma preocupação em eliminar essas "doenças" através de recursos, técnicas, instrumentos e procedimentos. Nessa época já eram utilizados os agentes físicos, para reduzir essas “doenças". Os médicos desse período por ter um conhecimento sobre os agentes físicos, os mesmos empregavam em terapia. Já utilizava no tratamento de certas doenças a técnica do choque com o peixe elétrico, a chamada Eletroterapia. Nessa época acreditava-se que os usos da ginástica eram utilizados no tratamento de disfunções orgânicas já instaladas. No ano de 2698 ª C. Hoong-Ti criou um tipo de ginástica curativa que continha exercícios respiratórios e exercícios para evitar a obstrução de órgãos. Na medicina Trácia e Grega a terapia pelo movimento constituía uma parte do tratamento médico. Galeno conseguiu através de uma ginástica planificada do tronco e dos pulmões corrigir o tórax deformado de um rapaz até chegar á condições normais. A intenção seria basicamente curar pessoas que fossem portadores de alguma doença ou deformidade.
Na idade média, foi o período onde ocorreu uma interrupção dos estudos na área da saúde. A interrupção desses estudos parece ter tido como influencia alguns aspectos, o corpo humano foi considerado como algo inferior e a nobreza e o clero começaram a se interessar pôr uma atividade física apontada para o aumento da potência física.
As ordens eclesiásticas eram inimigas do corpo. Os hospitais da idade média, não havia local apropriado para a realização de exercícios.
No Renascimento volta a aparecer alguma preocupação com o corpo saudável. O humanismo e as artes desenvolveram-se e permitiram paralelamente a retomada dos estudos relativos aos cuidados com o corpo e o culto ao "físico". Foram apresentados os princípios definidos