evoluçaos
INSTITUIÇÕES E PENSAMENTOS POLÍTICOS NA IDADE CONTEMPORÂNEA Chama-se idade contemporânea o período que vai da revolução francesa de 1789 ate os nossos dias. Essa fase pode ser subdividida em: (a) época da revolução francesa; (b) era do liberalismo; (c) decadência do liberalismo: as reação antiliberais; e (d) os século dos totalitarismo.
A REVOLUÇÃO FRANCESA A revolução francesa, que se inicia com a tomada da bastilha, na data de 14 de julho de 1789, em paris. Esse pode ser subdividido em quatro fases: a) a fase constitucional, b) a fase republicana, c) a fase ditatorial, d) a fase da reação burguesa. A revolução termina com o golpe de Napoleão Bonaparte em 9 de novembro e 1799.(O 18 Brumário do calendário da revolução). A FASE CONSTITUCIONAL O voto seria por ordem e contra isso se insurgiu o terceiro estado exigindo a votação per capita. A queda da bastilha em 14 de julho de 1789, articulada pelo representante do terceiro estado, foi vista como um símbolo de que o Ancien regime estava acabado. Os nobres reunidos renunciaram aos seus direito feudais no dia 4 de agosto. Em 26 de agosto a declaração dos direito do homem e do cidadão articulou as ideias de liberdade, igualdade e fraternidade como liberdade de pensamento, de crença, correspondência de ir e vir, trabalho e comercio.
A FASE REPUBLICANA Na assembleia legislativa de deputado da gironda, Danton, Desmoulins, Roland e Condorcet, iniciaram a luta pela republica. Nessa época, o rei Luiz XVI era casado com a princesa austríaca Maria Antonieta, cujo irmão era imperador da Áustria este planejamento invadiam a França para restaura a monarquia absoluta, a republica foi programada em 22 de setembro de 17792. Com a programação da republica, todos poderes do rei transferiram para assembleia agora denominada convenção nacional, que também acumulava o poder legislativo. Em seu seio existiam divisões. Os