EVOLUCAO DOS PEIXES
BRUNA SANTOS CORTES
RA: 1106899
ATIVIDADE DE PORTFÓLIO
Vitória da Conquista – BA
2014
BRUNA SANTOS CORTES
ATIVIDADE DE PORTFOLIO
Este trabalho foi desenvolvido pela aluna Bruna Santos Cortes, para a disciplina de Fundamentos e Métodos do Ensino de Biologia Animal II apresentado ao Centro Universitário Claretiano, para fins de avaliação e aprendizagem.
Orientador: Selma Bellusci
Vitória da Conquista – BA
2014
A evolução dos Peixes
Os peixes são vertebrados, ou seja possuem um conjunto de cartilagens ou de ossos pequenos e encaixados denominado coluna vertebral. A coluna vertebral e responsável pela sustentação do corpo e pela proteção do sistema nervoso. Ela é também parte do sistema esquelético (ósseo) dos vertebrados. E o esqueleto desempenha ainda outras funções: ele mantém o formato do organismo, protege seus órgãos internos e, em muitos casos, é e importância vital para o movimento.
Por meio de estudos de fosseis, sabe-se atualmente que os primeiros vertebrados do planeta surgiram nos mares do período Cambriano, há cerca de 550 milhões de anos. Eram, portanto, os primeiros peixes: inicialmente, os ostracodermos; depois os placodermos.
Os ostracodermos tinham o corpo protegido por placas ósseas, mas o esqueleto não era ossificado. Eram pequenos e lentos. A maioria deles não possuía pares de nadadeiras, como os peixes atuais. Eram desprovidos de mandíbula e apresentavam boca circular. Para se alimentar, sugavam e filtravam material que chegava ao fundo do mar.
Desapareceram no período Devoniano, há aproximadamente 400 milhoes de anos. Os parentes mais próximos dos ostracodermos que se conhecem hoje são as lampreias.
Como os ostraondermos, as lampreias são destituídas de mandíbula e de pares de nadadeiras, mas o corpo não é recoberto de placas. Apresentam também boca circular e, por isso, diz-se que esses animais são