Evolu O Guardado Automaticamente
Câmbrica
Trabalho realizado por:
João Pedro Marques Francisco e João Miguel Sousa
7 de Março de 2014
Introdução
A era Câmbrica procedente da era
Neoproterozóica e antecedente do Ordovício é compreendida entre
542 milhões a 488 milhões de anos atrás. Foi uma época importante tanto para a biologia como para a paleontologia, como para a geologia, baseados em acontecimentos únicos importantes no estudo da história da Terra.
Paleogeografia
No mundo Câmbrico existia um enorme Oceano chamado de Panthalassa, e vários outros oceanos menores sem importância. Existia também um super continente chamado de Gondwana que na altura continha a África, América do
Sul, Antártida, a Índia e a Austrália. Outros três menores continentes são a Laurentia, (hoje em dia a atual América do
Norte), a Báltica (Europa), e por fim a Sibéria, a mesma do oriente Russo
Fauna
Durante o Câmbrico ocorre uma
“Explosão de vida”. As formas anteriores de vida começam a evoluir para formas mais complexas e variadas, isto num período de tempo relativamente curto. É também um período em que a maioria dos grupos animais aparecem no registo fóssil, nomeadamente a trilobite. A trilobite aparece pela primeira vez no Câmbrico, sendo um excelente fóssil de idade devido á sua ampla distribuição e abundância, e relativamente curtos períodos evolutivos de tempo.
Fauna
Outras formas de vida cuja origem foi no
Câmbrico: anelídeos, artrópodes, braquiópodes, equinodermos, moluscos monoplacóforos, onicóforos, esponjas, e priapulídeos.
Flora
Havia uma grande variabilidade de plantas macroscópicas marinhas, mas é geralmente aceite que não haveria naquela altura nenhuma planta terrestre, no entanto acredita-se que nas regiões mais húmidas poderá ter havido um manto composto por fungos e líquens. É também de referir que não haveria glaciação, e que a temperatura média da Terra era 7ºC maior que a atual, e os continentes situavam-se em latitudes tropicais e temperadas do sul, formando um