Evolu o ao Pensamento em Administra o
Este capitulo tem como principal objetivo analisar a evolução do pensamento na administração, destacando as principais teorias e suas contribuições, sendo elas , a escola clássica de administração, a abordagem quantitativa, a teoria dos sistemas e o enfoque contingencial, as tendências contemporâneas em teoria administrativa e organizacional e o movimento do estudos críticos em administração.
As teorias administrativas e organizacionais tem como objetivo compreender as organizações como um fenômeno social, mas também, como toda teoria, o caráter normativo e prescritivo está presente na idealização de propostas de modelos que sugerem o melhor modo de se organizar, para a pratica organizacional. É pela aplicação cotidiana, no decorrer dessa longa trajetória histórica, que praticas administrativas se institucionalizaram, servindo como modelos a serem adotados para novas gerações, pois muitas técnicas são usadas ate hoje nas organizações .
A Escola Clássica de Administração começou a contribuir através da entrada do capitalismo na fase monopolista, com a consequente adoção de um padrão tecnológico que levava á concentração técnica e financeira e a necessidade de desenvolver novas formas de gestão de trabalho. As principais contribuições foram desenvolvidas por um grupo de autores diretamente envolvidos com a pratica gerencial, os quais buscaram desenvolver princípios racionais que tornariam a administração mais eficiente. A escola clássica pode ser divida em três partes:
Administração Cientifica – Taylor focava nas questões de melhoria de produtividade no nível operacional da gestão, através de pesquisas e estudos que visavam melhorar a eficiência do trabalho. Taylor também reconheceu a importância de um processo de seleção cientifico do trabalhador, que adapte suas capacidades e aptidões as características de cada função a ser desempenhada. Ele prevê, igualmente, um conjunto de recomendações relativo a