Eventos
Exemplos de eventos:
um usuário logou no sistema; um backup agendado não ocorreu; o sistema está sendo acessado pelo dobro de usuários do que o normal; um usuário não autorizado acessou um local da rede; um sistema está mais lento do que o normal; excesso de ligações por engano para o servicedesk; qualquer outro que tenha relevância para quem está gerindo os serviços de TI;
Como podemos perceber, um evento tem diversas naturezas, portanto devem ser categorizados por nomenclaturas como: normal; não usual, exceção, alerta, ou quaisquer outras classificações relevantes.
Os eventos são normalmente reconhecidos através de notificações criadas por ferramenta de monitoramento.
Propósito
O objetivo da gestão de eventos é gerenciar eventos durante todo seu ciclo de vida. Este ciclo de vida inclui atividades de detectar eventos, entendê-los e determinar a ação de controle apropriada é coordenado pelo processo de gestão de eventos.
tem como principal objetivo a detecção de todos os eventos que acontecem no serviço de TI, sua contextualização e a definição das medidas adequadas de controle que possam ser tomadas. para entendemos a afirmativa anterior, temos que saber o que o ITIL chama de “evento”. Assim sendo, Evento, na visão do ITIL, representa qualquer ocorrência detectável ou percebida que tenha relevância para o gerenciamento do serviço de TI. Atenção para o termo “relevância”. Não é qualquer coisa que aconteça, mas sim todas as coisas relevantes para o serviço. Estas sim devem ser capturadas pelo Gerenciamento de Eventos.
É importante perceber, como consequência do objetivo desse processo, que o Gerenciamento de Eventos se