Eventos
As feiras de jogos eletrônicos são eventos realizados com o intuito de mostrar as novas tendências no mundo dos games. São comumente realizados todos os anos, nos mais diversos países, muito utilizado por grandes empresas do setor para mostrar seus novos produtos, podendo ser abertos ao público ou somente para empresas e a imprensa.
A seguir darei dois exemplos de feiras que ocorrem, uma em escala global que é a Electronic Entertainment Expo “E3” e a Brasil Game Show “BGS”.
Electronic Entertainment Expo “E3”
Electronic Entertainment Expo, conhecida como E3, é uma feira anual, para a indústria de vídeo-game e computador, apresentado pela Entertainment Software Association (ESA). Ele é usado por muitos editores de vídeo-game e fabricantes de acessórios para mostrar seus próximos jogos e mercadorias relacionados com jogos.
Ao contrário de outras feiras de exposição de jogos que são abertos ao público, E3 é um evento exclusivo apenas para a indústria. Pessoas que se candidatam para participar são exigidas pelo órgão regulador do evento (Entertainment Software Association) para verificar se eles têm alguma ligação profissional com a indústria de videogames.
E3 é comumente realizada no final de maio ou início de junho de cada ano, no Los Angeles Convention Center (LACC), em Los Angeles.
Antes da E3, a maioria dos editores de jogos iam para outras feiras para apresentar novos produtos, incluindo a Consumer Electronics Show e a European Computer Trade Show.
A primeira E3 foi concebido pelo Infotainment World IDG e co-fundada pelo Interactive Digital Software Association (agora a Entertainment Software Association). Coincidiu com o início de uma nova geração de consoles, com o lançamento do Sega Saturn, e os anúncios de próximos lançamentos do PlayStation, Virtual Boy e CD Neo-Geo. As especificações para o Nintendo Ultra 64 (mais tarde renomeada Nintendo 64) foram liberados, mas não havia hardware mostrado.