EVANGELISMO CRIATIVO
Evangelismo Criativo
O mundo tenta nos padronizar. Somos levados a todo o momento em direção à ordem e aos costumes. Desde cedo nas escolas, as crianças são ensinadas a aprender tudo aquilo que está nos livros e não criam suas próprias idéias. Com a globalização, a uniformização das coisas se acentua. Todos usam a mesma roupa, ouvem as mesmas músicas, comem a mesma comida, etc. Criar algo novo requer quase que um isolamento do mundo, como que por vezes o artista tem que fazer para criar algo novo. Mas não deveria ser assim.
CRIATIVIDADE
Deus é criativo. A primeira imagem que temos dEle na bíblia é que “no início criou Deus...”(Gên. 1.1). Esta imagem poderia, ao invés, ser da sua grandeza, majestade, onipotência. No entanto, a primeira impressão bíblica que temos dEle é a sua criatividade. Sendo assim, nós, criados a Sua imagem semelhança, devemos também ser criativos.
“O Deus que nos revela a Sagrada Escritura é aquele que encontra sua plena potência somente no amor, que acha em nós – inclusive em nossas ambigüidades – sujeitos de liberdade e criatividade.”1
Nós, criaturas de Deus, temos a marca da criatividade latente em nosso ser.
Desde o começo da humanidade, vimos na bíblia que Deus concede ao homem a tarefa de nomear todos os animais, em um ato pura de criatividade.2Deus cria todas as coisas e dá a oportunidade à nós de participarmos dessa criação, transformando as
1
2
ROCHA, Alessandro. Deus entre gestos, cena e palavras. São Paulo: Ed. Reflexão, 2009, p. 66
“Havendo, pois, o Senhor Deus formado da terra todos os animais do campo e todas as aves
dos céus, trouxe-os ao homem, para ver como este lhes chamaria; e o nome que o homem desse a todos os seres viventes, esse seria o nome deles. Deu nome o homem a todos os animais domésticos, às aves dos céus e a todos os animais selváticos;” (Gn. 2:19, 20)
coisas