eua guerra civil
As regiões Norte e Sul dos EUA assumiram características diferenciadas no decorrer da colonização, as diferenças eram tantas que chegaram a gerar um conflito direto entre as regiões. O Norte recebeu um forte número de imigrantes que se tornaram mão-de-obra para as indústrias que cresciam cada vez mais, os investimentos transformaram em uma grande industrialização que resultaram em um enorme crescimento econômico da região. Já o Sul desenvolvia um sistema tradicional de produção baseada em grandes propriedades e a utilização de mão-de-obra escrava. Assim, fazendo com que os interesses da burguesia industrial do Norte entrassem em choque com os interesses da aristocracia agrária do Sul.
Em 1861, Abraham Lincoln, vence as eleições presidenciais. Abraham era um republicano contrário à escravidão que ainda era praticada no Sul. Naquela época os EUA eram formados por 24 estados, 15 adotavam a escravidão como uma prática legal. Em função da clara diferença de interesses dos grupos, 11 estados defensores da escravidão uniram-se e declararam-se independentes do restante do país. A secessão criou um novo país chamado Estados Confederados da América.
A Guerra de Secessão, que é também chamada de Guerra Civil Americana, colocou em conflito armado os onze estados confederados do Sul do país contra os estados do Norte. Os sulistas defendiam interesses aristocráticos, latifundiários e escravistas. Por outro lado, os habitantes do Norte já haviam desenvolvido significativa capacidade industrial e, descartavam o uso da mão-de-obra escrava como opção correta para o crescimento econômico. Estas diferenças seriam fundamentais para se determinar o progresso econômico do país e as causas da guerra.