Eu mesmo
679 palavras
3 páginas
2. História do MPLO MPL foi batizado no congresso Nacional pelo Passe Livre, em janeiro de 2005, em Porto Alegre. Fatos históricos importantes na origem e na atuação do MPL são:
A Revolta do Buzu (Salvador, 2003). Ela consistiu numa mobilização popular, organizada por estudantes, autônoma, que por cerca de 3 semanas em agosto de 2003, tomou as ruas de Salvador, paralisando a cidade por causa do aumento das passagens de ônibus. Mesmo assim, o aumento não foi revogado.
As Revoltas da Catraca (Florianópolis, 2004 e 2005). Inspirada pela Revolta do Buzu, a Campanha pelo Passe Livre de Florianópolis se mobilizou contra o aumento da tarifa de ônibus, iniciando o que ficou conhecido como Revolta da Catraca. Depois de dez dias de protestos, o aumento foi revogado. Em 2005 houve um novo aumento em Florianópolis, e depois de três semanas de manifestações, o aumento revogado mais uma vez.
Em julho de 2005 ocorre o II Encontro Nacional do Movimento Passe Livre, em Campinas, São Paulo. Nessa época, o MPL começa a ter contato com Lucio Gregori, secretário de transporte da gestão municipal de São Paulo entre 1990-1992. Este contato ajudou o MPL a evoluir ao longo dos anos da ideia do passe livre estudantil para a ideia da Tarifa Zero.
Em 2006 o III Encontro Nacional do MPL é realizado em Guararema, São Paulo.
Em 2011 os estudantes do Distrito Federal, onde o MPL sempre esteve bem atuante, conquistam o passe livre no transporte3. Objetivos
O MPL é um movimento social que luta contra o transporte público privatizado, onde o seu principal objetivo é fazer com que a população tenha um transporte público sem tarifas, de qualidade e que seja acessível para todas as classes sociais. Ele é organizado por alguns princípios incluindo:
Autonomia e Independência: O MPL acredita que as pessoas que estão diretamente envolvidas na luta pelo transporte público gratuito são responsáveis pela criação das regras e das escolhas do movimento, não dependendo de partidos políticos ou