Etíca, Politica e Sociedade
FACULDADE PITÁGORAS
CURSO DE ENGENHARIA
TRABALHO DE EQUIPE I
Belo Horizonte
2012
1
Trabalho de Equipe I: Ética, Política e Sociedade
Atividade em equipe I da disciplina Ética, Política e
Sociedade do curso de Engenharia da Faculdade Pitágoras de Belo Horizonte Unidade Raja Gabaglia
Orientadora:
Profª. Ângela Peralva
Belo Horizonte
2012
2
Respostas do Trabalho de Ética:
Questão 1
A temática do livro Leviatã é considerada anarquia da desordem porque
Hobbes luta contra a insegurança e desordem que, segundo ele, resultariam da própria limitação do poder absolutista. Hobbes usa a hipótese que sem o Estado não haveria ordem nem sociedade organizada, que no estado de natureza eles estariam em constante estado de guerra.
A liberdade é reservada pelo estado de natureza, cada homem usa seu próprio poder da maneira que quiser, para a preservação de sua vida de modo a fazer tudo aquilo que a razão lhe indique.
A igualdade é reservada pelo estado político, onde todos delegam seu direito a um único homem (líder), onde este vai lutar por um bem comum de forma a manter a paz e a ordem social.
Questão 2
O estabelecimento do contrato decorre das lei naturais porque no estado de natureza os homens viviam num estado de insegurança, medo e morte, em constante estado de guerra contra todos os homens que os cercavam, com isso
Hobbes estabelece o contrato, um pacto com consentimento dos homens que confere a legitimidade da autoridade ao Estado, que fica responsável por manter a paz e a ordem social.
Com essa teoria o homem se intriga a um contrato social onde ele se abdica de alguns direitos e regalias a fim de viver.
Questão 3
Para Thomas Hobbes, no estado de natureza, os homens podem todas as
coisas,
assim
utilizarão
dos
meios
disponíveis
e
de
violência
ilimitada para consegui-las. Para que saiam deste estado, é necessário um pacto, onde eles concedem a um soberano todos os seus