Etnocentrismo vs Intolerância Religiosa
A história das religições tem sido marcada por intolerância religiosa que pode ser expressa por diferentes maneira: desde a não aceitação pacífica da crença do outro, até as chamadas “guerras santas “, isto é, conflitos sangrentos aperentemente por motivos religiosos, como, por exemplo, os conflitos armados entre protestante e católicos na Irlanda e, mais recentemente, eua contra islâmicos.
A estigmatização de todos os religiosos pelas ações de alguns religiosos é, sem dúvida, umas das grandes responsáveis pela intolerância religiosa no mundo contemporâneo. Uma ilustração perfeita da estigmação se dá na sociedade ocidental, dos mulçumanos. Graças a ações de um grupo político extremista que diz ser mulçumano, todos os mulçumanos automatgicamente são classificados como tendo a mesma ideologia política. Desse modo tanto um empresário,um advogado ou uma dona de casa, passam a considerar todo e qualquer mulçumano um terrorista em potencial esperando qualquer brecha para explodir alguma coisa e conquistar o mundo.
Se aqui a intolerância contra mulçumanos é baixa é apenas porque, por enquanto, existem poucos mulçumanos no nosso país. A intolerância no Brasil se dá para outros religiosos, tais como os evangélicos. Não éraro ouvir qualquer piada sobre o modo de se vestir de algumas denominações evangélicas ou a respeito da sexualidade. Assim como o uso do véu na França, a discriminação no brasil se sá para o vestuário de algumas religiões evangélicas. A consciência coletiva de que os evangélicos seriam pouco instruídos e facilmente manipuláveis. E do outro lado, de