ETNOCENTRISMO CURSO ARQUITETURA E URBANISMO
KETLIN HELENA CAMPOS DO AMARAL
HISTÓRIA E TEORIA DA ARQUITETURA, DO URBANISMO E PAISAGISMO I
Uberaba-MG
2015
KETLIN HELENA CAMPOS DO AMARAL
Trabalho apresentado à Universidade de Uberaba, como parte das exigências á conclusão da disciplina de História e Teoria da Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo I do 2º período/2015 do curso de Arquitetura e Urbanismo.
Professor: Ariel Luis Lazzarin
Uberaba-MG
2015
ETNOCENTRISMO E O NORDESTINO
“Etnocentrismo é uma visão do mundo onde o nosso próprio grupo é tomado como centro de tudo e todos os outros são pensados e sentidos através dos nossos valores, nossos modelos, nossas definições do que é a existência.”
É definido como a visão demonstrada por alguém que centraliza sua etnia ou cultura, considera-se mais importante que as outras culturas e sociedades. O termo etnocentrismo forma-se pela junção das palavras ethnos que em grego significa nação ou tribo, e centrismo que indica centro. A partir da questão etnocêntrica conhecemos o grupo “eu”, aquele grupo onde todos possuem exatamente os mesmos gostos, religião, mesma forma de viver. Então o “eu” encontra-se com outro grupo, um grupo completamente diferente, culturas diferentes a ponto do grupo “eu” não reconhece-los, gerando assim um sentimento de superioridade do “eu” para o “outro”, que acaba causando levando ao desrespeito, intolerância de diferentes hábitos culturais e ate preconceito com sociedades consideradas inferiores. No caso que estamos estudando o nordestino, esse se dá muitas vezes até mesmo pela linguística, por suas crenças e seus costumes. Sendo essa região considerada inferior em comparação ao sul e sudeste.
Colonização
A colonização do Nordeste brasileiro teve inicio pelo litoral, onde os portugueses encontraram condições ideais para o plantio da cana-de-açúcar. O açúcar era um produto de grande aceitação na Europa com alto valor comercial. Após o sucesso cultivo no