Etngrafia Religiosa
687 palavras
3 páginas
Inúmeros são os desafios para nossa sociedade que vive em constante mudança, as chamadas sociedades contemporâneas vivencia os desafios de identificar diversos fenômenos culturais, como: a arte, a dança, a linguagem, os costumes ou qualquer outra capacidade e hábitos adquiridos pelo homem em sociedade.Quando se analisa a diferença imediatamente somos conduzido ao repudio e ao preconceito e o preconceito se torna um grande aliado do etnocentrismo, com seu juízo de valor sobre tudo que não entende e não concorda.
Julgar as pessoas através de nossos próprios valores pode ser um risco, pôs cada sociedade tem suas próprias leis, crenças e culturas. O diferente então tem que ser analisado dentro de uma compressão onde o respeito tem que ser multo.
A diversidade cultural mostra os costumes que cada sociedade expressa, se olharmos para o próprio brasil veremos a diversidade de culturas brasileiras que em nosso solo foi disseminado por nosso colonizadores, se geográfico ou biológico existe um claro determinismo onde sobressai nossas diferenças. O nordeste brasileiro trás culturas muitos importantes e bem diversificada, recebendo contribuições principalmente dos indígenas, paulistas, mineiros, gaúchos, bolivianos e paraguaios. São manifestações culturais típicas da região: a cavalhada e o fogaréu, no estado de Goiás; e o cururu, em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Se formos a Região Sudeste os principais elementos da cultura regional são: festa do divino, festejos da páscoa e dos santos padroeiros, congada, cavalhadas, bumba meu boi, carnaval, peão de boiadeiro, dança de velhos, batuque, samba de lenço, festa de Iemanjá, folia de reis, caiapó.
Somos tão diferente e ao mesmo tempo tão iguais, temos em comum nossa sociedade que vem nos mostrando quão importante é saber viver e o melhor vive respeitando o direito, cultura do outro.
Não se pode de maneira nenhuma julgar as pessoas pelas suas manifestações cuturais e tão pouco por sua etinia,