eticas raciais
Assimilação: é o processo onde um grupo menor mistura-se com a população majoritária e por fim desaparece como um povo distinto na sociedade mais ampla.
Comunidade transacionais: comunidades cuja fronteira se estendem entre países distintos.
Colonialismo interno: diferenças nas condições socioeconômicas entre raças em uma mesma sociedade.
Discriminação: tratamento injusto de pessoas por pertencerem a um determinado grupo
Enclave étnico: Pessoas que investem seus lucros nos negócios e nas organizações de suas comunidade.
Etnicidade simbólica: lealdade à cultura imigrante
Projeto etinodesenvolvimento: Políticas e estratégias p/ promover o desenvolvimento de determinados grupos de acordo com suas identidades e tradições culturais, valores e metas para alcançar melhor qualidade de vida.
Etnogênese: nome que alguns antropólogos dão a emergência de novas identidades étnicas ou reinvenção de etnias já conhecidas.
Expulsão: remoção forçada da população de um território reclamado por outra população.
Genocídio: extermínio intencional de toda uma população definida como raça ou um povo.
Grupos étnico: composto por pessoas cujas marcas culturais percebidas são consideradas significativas socialmente. Os grupos étnicos diferem entre si em termos de língua, religião, costumes, valores, ancestralidade e outras coisas do gênero.
Grupo minoritário: ou minoria => grupo de pessoas socialmente em desvantagem, embora possam constituir uma maioria do ponto de vista numérico.
Mercados de trabalho segmentados: Trabalhadores mal remunerados de uma raça competem com trabalhadores bem remunerados de uma outra raça pelos mesmos empregos. Os segundos podem se ressentir da presença dos competidores mal remunerados e é provável que surjam conflitos. Como consequência, atitudes racistas surgem ou são reforçadas.
Mito da democracia racial: crença na ausência de preconceito e