Etica
Ética em pesquisas
Curso de vendas
Tatiane Pereira Salaroli
Ética e Moral
Ana Paula, Mirian, Rafael S., Sione, Suzana.
Vargem Alta E.S
Introdução
A ética diferentemente da moral não é imposta mais aprendida com as experiências vividas pelo indivíduo ou pelas pessoas ao seu redor. Essas experiências conduzem o indivíduo a ter uma conduta ética tornando-se assim um ser ético diante da sociedade.
Porém, com as decorrentes mudanças que vem se sucedendo no mundo atual os valores estão sendo deixados de lado, sendo que a maior prova disso foi: as experiências feitas nos campos de concentração, o Homem mais uma vez brincando de ser Deus, fazendo barbáries contra a sua própria espécie para comprovar teorias, a vida como se não tivesse nenhum valor.
A bioética surgiu exatamente para evitar que novas teorias, teses fossem comprovadas através de experiências com humanos, e na atualidade que a área que ela mais se aplica é na medicina, para que médicos sempre hajam de acordo com o que é justo e ético a se fazer e quando fizer ter a certeza que aquela foi a melhor escolha e que não teria nenhuma outra a ser tomada.
Atualmente muito se houve falar em ética, enquanto maneira de viver, regulando e promovendo o bem estar na vida social, pode-se defini-la também como um conjunto sistemático de conhecimentos racionais e objetivos a respeito do comportamento humano.
A ética também desenvolve um importante papel quando se fala em pesquisas, que é fundamental para a geração de conhecimentos novos e a melhoria na qualidade de vida.
Sendo que em qualquer pesquisa que envolva pesquisas com seres humanos, a mesma deve ser aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa, esse comitê foi criado visando maior responsabilidade e respeito com o pesquisado; autonomia, a beneficência, a não maleficência, a justiça e a equidade para com sujeito envolvido, ressaltando que esse deverá ser informado dos riscos e benefícios aos quais está exposto.
O CEP foi