Etica
Por outro lado, quando um comportamento não é favorável nem contrário a valores morais, ou quando tem lugar onde não existe qualquer regra para a situação que ensejou aquele comportamento, ocorre a amoralidade. Assim, fala-se em amoralidade quando as ações decisões do indivíduo não afetam as pessoas para o bem ou para o mal, não sendo então objeto de estudo da ética.
Ao contrário da amoralidade, quando ocorre um comportamento que fere valores morais existentes em determinado momento e lugar, onde existem normas para aquela prática e que implica em transgressão consciente e refletida das normas estabelecidas, temos a imoralidade, caracterizada como atitude imoral ou comportamento moralmente negativo.
Podemos dizer que, no mundo dos valores, Ética é reflexão e MORAL é ação Ética é princípio, MORAL é conduta Ética é permanente, MORAL é temporal Ética é universal, MORAL é cultural Ética é regra, MORAL é conduta de regras Ética é teoria / reflexão, MORAL é prática
TEÓRIAS ÉTICAS
Ética da convicção e Ética da Responsabilidade.
Ética da Convicção
A ética da convicção está fundamentada no cumprimento do dever e as ações praticadas são respaldadas por normas e valores previamente estabelecidos. Esta ética “é deontológica – déon em grego ou dever – estudos dos princípios e fundamentos da moral, ou tratado dos deveres”. A ética da convicção indaga se a conduta adotada condiz com as expectativas públicas, se está conforme aos deveres ou às virtudes ensinadas.
A ética da convicção não é necessariamente religiosa, caracterizando-se como um compromisso com um conjunto de valores associados a determinadas crenças. As intenções da pessoa importam mais do que os resultados e atos