eTICA
Fabíola Leal Borges
Thaís Pereira da Silva
Emilaine Aparecida Figueiredo
Leandro Rodrigues
Tutor Externo: Mauro Júnior
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Turma LEF0036 - Educação Física
1. INTRODUÇÃO
Pode se atribuir vários significados a palavra ética, esta palavra surgiu do grego e significa costumes, hábitos e condutas perante a sociedade, pode ser definida também como o conjunto de praticas morais, mas precisamos saber diferenciar o que é ética e o que é moral, ambas estão interligadas mas podem ter significados diferentes. A ética aponta para os aspetos mais teóricos enquanto a moral é mais prática. Podemos dizer que o assunto abordado acima é a parte da filosofia que estuda a moralidade dos atos humanos, enquanto livres e ordenados a seu fim último.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 ÉTICA
Dentro da sociedade, pessoas éticas são aquelas que segue os valores morais impostos, determinando o que é certo e errado no comportamento do homem perante o seu meio, ajudando-o a formar-se um cidadão com idéias firmadas na moral, nos bons costumes e na dignidade.
2.2 ÉTICA NAS EMPRESAS
Nos tempos atuais as grandes empresas estão cada vez mais preocupados com a ética e a moral de seus funcionários, pois se eles acabam empregando um individuo em seu meio de trabalho que não tem nem ética e nem moral, com certeza esse mesmo não ira seguir as normas de sua empresa levando a perder até mesmo outros funcionários, por isso cada vez mais os empregadores estão mais exigentes em entrevistas de emprego.
2.3 ÉTICA NA RELIGIÃO
Nos tempos atuais não é obrigatório ter um comportamento religioso para ter ética e moral, mais na idade média a Igreja passava para seus seguidores o que era moralidade, eles diziam o que era certo ou errado fazer ou até mesmo pensar, nesta época tudo dependia do seu comportamento individual com Deus. Podemos dizer então que para religião ética e moralidade é fazer o que é certo independentemente do que é dito.
2.4 ÉTICA NA