Etica
TURMA: STB 72
ALUNO: ÁTILAS BARROS DO NASCIMENTO MAT. STB 140295
Acidentes ampliados
CAUSA E CONSEQUÊNCIA
RECIFE, 18 DE JULHO DE 2014
Acidentes ampliados em pequenas e médias empresas do ramo químico colocam prevencionistas em alerta
No dia 27 de março do ano passado os moradores da Rua Henrique de Leó, em Diadema, São Paulo, foram surpreendidos por volta das 7h com um incêndio que destruiu praticamente toda a empresa Diall Química Distribuidora (foto) e pelo menos 15 residências vizinhas. No galpão, a pequena empresa, com 10 funcionários, armazenava grande quantidade de galões e tambores com materiais inflamáveis, como solventes e outros produtos destinados à fabricação de material de limpeza. Durante quatro horas, tempo que os bombeiros levaram para controlar o incêndio, rolos de fumaça preta em meio a labaredas de mais de 50 metros de altura podiam ser vistas a uma distância de oito quilômetros. Já o calor das chamas era sentido a uma distância de 200 metros. Os resquícios deste acidente ampliado foram casas próximas totalmente destruídas e empresas vizinhas danificadas, além de danos causados ao meio ambiente pelos poluentes lançados no ar, na água e no solo.
Ocorrências como esta têm sido mais frequentes ao longo dos anos em empresas químicas de pequeno e médio porte no Brasil, uma vez que empregados e empregadores acumulam pouco conhecimento sobre os riscos oferecidos pelo setor e acabam se submetendo a condições de trabalho inadequadas.
Um dos passos para mudar o panorama de insegurança e má gestão de produtos químicos dentro das empresas do setor já está sendo dado, com a atualização da NR 20 (Norma Regulamentadora - Líquidos Combustíveis e Inflamáveis), que está sendo revisada pelo GTT (Grupo de Trabalho Tripartite) e que pretende estimular para que todas as empresas, sejam elas grandes ou pequenas, implementem uma cultura