Etica
SISTEMA DA INFORMAÇÃO
Ética e Moral
CAMILA SANTOS, PALOMA BRITO, RODRIGO LOBATO, PAULO GOMES, GILVANEI LIMA e TAWÃ CAIXÊTA
LAURO DE FREITAS
2012
CAMILA SANTOS, PALOMA BRITO, RODRIGO LOBATO,PAULO GOMES,GILVANEI LIMA e TAWÃ CAIXÊTA
Trabalho feito pelos alunos de Sistema da Informação, 2º semestre, noturno como método de avaliação da disciplina Ética Política e Sociedade orientada pelo Docente Jailson Cunha Costa.
Lauro de Freitas
2012
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 5 MAPA CONCEITUAL 14 CONCLUSÃO 15 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA 16
INTRODUÇÃO
A proposta deste trabalho é demonstrar, de forma rápida, as fundações do pensamento político, iniciando pelo sentido da palavra ética, nos detendo no estudo das lições de Moral e Ética. Para o homem grego, a ética era o caminho a ser seguido. Ele buscava na ética, a estética da sua existência. Acreditava-se que o homem se transformava eticamente na medida em que se tornava parte do cosmos. Para Marilena Chauí a ética seria a educação da nossa vontade pela razão para a vida bela justa e feliz para a qual estamos todos destinados. Afirma que é necessária a educação da nossa vontade pela razão, que, recebendo a educação racional nos ajuda a escolher entre o bem e o mal para a vida bela, feliz e justa para a qual todos estaríamos destinados.
Moral, podemos dizer que se trata do conjunto de valores, é relativa aos costumes ao tempo e ao lugar.
A filosofia moral se tem inicio a partir do pensamento socrático, que indagava as pessoas a modo de demonstrar ao indivíduo através de perguntas a sua ignorância, e partir disso construir premissas verdadeiras.
Nosso comportamento e nossas decisões estão relacionadas ao ambiente em que se vive (sociedade) e ao tempo, orientam cada indivíduo, norteando as suas ações e os seus julgamentos sobre o que é moral ou imoral, certo ou errado, bom ou mau.
Sócrates