Etica
Autores:
Cristiani de Oliveira Silva Duarte
Juliana de Quieiróz Ribeiro Torres
I ) Introdução
Este relatório tem como objetivo descrever os principais conceitos relacionados à Responsabilidade Social Empresarial a partir de um trabalho realizado por Cristiani de Oliveira Silva Duarte e Juliana de Queiroz Ribeiro Torres finalista do Concurso Responsabilidade Empresarial realizado pelo Instituto Ethos Valor. Neste trabalho destacam-se os fatores que contribuíram para a ascensão do tema e as mudanças ocorridas, principalmente nas últimas duas décadas, no contexto sócio-político-econômico que vamos relatar resumidamente. No início dos anos 80, a recessão econômica e o endividamento externo do país geram a discussão em torno do papel do Estado na economia e da crise fiscal, o que só agravou ainda mais o quadro de exclusão e desigualdade social.
Em meados dos anos 90, surge o projeto de Reforma do Estado Brasileiro. Este projeto diz respeito, segundo Silva (1999):
“Às relações entre o Estado e a Sociedade Civil. Considera o governo que o Estado deve deixar de ser o ´responsável direto pelo desenvolvimento econômico e social´ para se tornar o promotor e regulador desse desenvolvimento. Por conta disto, o Estado transfere sua responsabilidade para o setor privado, ou seja, para a Sociedade Civil, que passa a ter a responsabilidade de repensar e prover tais serviços e de encontrar soluções para enfrentar e amenizar os impactos sociais”.
Como estratégia para enfrentar essas seqüelas, oriundas da efetivação da proposta neoliberal, o governo brasileiro vem estabelecendo parcerias entre o Estado e a Sociedade Civil. Como conseqüência, as relações entre o setor público e o empresarial e a sociedade estão cada vez mais fluidas, e as organizações não governamentais (ONGs) participando efetivamente