ETICA
CURSO: BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL
O DESENVOLVIMENTO DA SOCIOLOGIA
Salvador
2011
UNIVERSIDADE SALVADOR – UNIFACS
CURSO: BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL
Grazielle Leiro Leite Santos
Helaine da Silva Conceição
Joseane Vieira
Leila Maria Pinho Peixinho
Marcia Trindade Santos Silva
O DESENVOLVIMENTO DA SOCIOLOGIA
Atividade apresentada como requisito parcial para apresentação na disciplina de Sociologia do Curso de Serviço Social da UNIFACS sob acompanhamento da Prof. ValdineideBarauna Resende Sá Barreto e da tutora. Ana Elisa Drummond CeslestinoSil.
Salvador 2011
INTRODUÇÂO
O POSITIVISMO, O MARXISMO, O FUNCIONALISMO
POSITIVISMO
Defende a ideia de que o conhecimento científico é a única forma de conhecimento verdadeiro, onde se desconsideram todas as outras formas do conhecimento humano que não possam ser comprovadas cientificamente. Tudo aquilo que não puder ser provado pela ciência é considerado como pertencente ao domínio teológico-metafísico. Para os positivistas o progresso da humanidade depende única e exclusivamente dos avanços científicos, único meio capaz de transformar a sociedade.
MARXISMO
Propuseram a criação de uma sociedade sem classes, onde os capitalistas, donos dos meios de produção (máquinas, ferramentas, etc.), e o proletariado, que possui apenas sua força de trabalho, estabelecem entre si a relação social de trabalho, onde o capitalista se apropria desse sistema, como as forças produtivas se organizam e se desenvolvem dentro dessa relação de sociedade. A partir do momento que as relações de produção começam a obstaculizar o desenvolvimento das forças produtivas criam-se condições para uma revolução social que geraria novas relações sociais de produção tentando explicar as mudanças sociais para a sociedade liberando as forças produtivas para o desenvolvimento.
FUINCIONALISMO
Procura explicar aspectos da