Etica
Ética é o estudo, filosófico ou cientifico, sobre os costumes e as relações humanas.com alterações constantes.
O livro assimila ética ao comportamento humano em suas diversas formas e costumes, acarretando uma serie de questionamentos. No primeiro capitulo, o autor mostra os problemas, a maneira tradicional e a moderna em que os povos agiam diante da ética e da moral, já que o assunto gerava polêmica. Como foi no caso de Sócrates, filósofo grego, condenado a beber veneno, acusado de induzir a juventude a questionar as leis. Enquanto Kant achava que ética dependia da igualdade humana, estava sempre em busca da moral racional entre os povos, ou seja, todos deveriam agir segundo a razão.
A doutrina grega em sua grande maioria priorizava a busca da felicidade.
A reflexão grega fez surgir a pesquisa sobre a natureza do bem moral, onde podemos identificar o inicio dos ideais éticos. A relação da ética com a doutrina religiosa, onde se discute as influências de relacionamento, sexualidade e moralidade. As atitudes do ser humano diante da sociedade tinha forte influência no modo em que as pessoas eram vistas. Princípios religiosos era de fato, uma moral existente.
A moral agia de acordo com a consciência de cada pessoa. Praticar o bem era um ato importante.. Para outros, viver de acordo com a natureza era fundamental, soava como viver aos princípios de Deus. E ainda havia aqueles que achavam que o mais importante era a busca pelo prazer.
Logo nos deparamos com a liberdade humana, que depende do modo de pensar e agir no seu interior e exterior, não esquecendo que sempre há normas a serem seguidas e responsabilidades a serem cumpridas. Liberdade essa que é guiada pela consciência moral e que muitas vezes leva o ser humano a crises existenciais. Surgem então dúvidas quanto praticar o bem e o mal. Agir para o bem é uma questão de ética, a forma como esse bem será praticado, depende única e exclusivamente de cada um.