ETICA
ANTÔNIO PINTO SILVA
ÉTICA A NICÔMACO
SÃO PAULO, 2014.
ANTÔNIO PINTO SILVA
ÉTICA A NICÔMACO
Primeiro trabalho apresentado à disciplina de Introdução a Filosofia, como requisito para obtenção da nota do trabalho da cadeira.
Professor: Edson Rodrigues
SÃO PAULO, 2014.
INTRODUÇÃO
Esse livro chamado de Ética a Nicômaco foi escrito por Aristóteles e dedicado a seu pai Nicômaco. Essa obra é composta por dez livros, no qual Aristóteles assume o papel de pai preocupado com a educação e a felicidade de seu filho, mas não é apenas isso, mas também a intenção de fazer com que as pessoas reflitam sobre suas ações e coloque a razão acima das paixões, buscando a felicidade individual e coletiva, pois o ser humano é um ser social e suas praticas devem sempre visar o bem comum.
DENVOLVIMENTO
O livro, fala sobre a realidade da ética e o fim que ela tende a ter, Aristóteles relata também que o homem escolhe seu caminho, e a partir de sua escolha ele é muito capaz de saber julgar, falar, discutir sobre tudo que aborda o assunto. O objetivo desse estudo é sempre um, que é adquirir a felicidade seja ela a partir do que cada pessoa estuda porem isso é algo que os sábios divergem, pois o que é felicidade? Mais, o que mais intriga os filósofos da época é uma questão de Platão: “Estamos no caminho que parte dos primeiros princípios ou no que se dirigi a eles?”, essa frase é voltada para a felicidade. Nos tempos atuais a partir do estilo de vida das pessoas pode-se confundir felicidade com prazer. Aristóteles fala que a felicidade pode ser obtida por três tipos de vida atualmente sendo elas: A de prazer, a política e a contemplativa.
1)Vida de prazer, é resumidamente uma vida de gastos Sardanapalo, ou seja, uma vida regada a comer, beber e viver em orgias sexuais.