etica
As empresas devem se preocupar com os princípios éticos, com os valores morais e com um conceito abrangente de cultura, para que se possa estabelecer critérios e parâmetros adequados para as atividades empresariais socialmente responsáveis.
Ética, cultura e valores morais são inseparáveis de qualquer noção de responsabilidade social. O fato de que uma organização tem responsabilidades frente aos seus colaboradores diretos e indiretos a leva necessariamente a ter uma preocupação de elaborar uma ética que deve virar uma cultura empresarial intrínseca da organização.
Essa discussão ainda é nova nas empresas, muito se tem falado, mas muito pouco praticado.
As empresas tem se limitado a criarem manuais de conduta ética. As discussões acadêmicas, por outro lado, tem se preocupado com os aspectos instrumentais dos conceitos de ética e moralidade, isto é, de explicitar de forma prática como deveria promover tais conceitos junto às organizações e também a reflexão especificas para o caso da cultura brasileira.
Hoje, as empresas precisam se preocupar, não apenas com os aspectos econômicos e legais, mas principalmente com os aspectos éticos, morais e sociais.
Ser eticamente responsável implica um comportamento que corresponde a colocar em prática atividades, políticas e comportamentos esperados ou proibidos por parte dos membros da organização levando em conta os padrões e expectativas dos seus stakeholders e para tanto é necessário uma série de normas e padrões de comportamento.
Todas essas responsabilidades éticas correspondem a valores morais específicos. Os valores morais dizem respeito a crenças pessoais sobre o que é eticamente correto ou não. A moral é o conjunto de valores e regras de comportamento que assumem determinadas coletividades, grupos sociais, países, por julgarem corretos e desejáveis.
A ética é sistematizada, isto é, corresponde a uma teoria rigidamente estabelecida, por isso menos flexível. São os