Etica
Todo ato moral inclui a necessidade de escolher entre vários atos possíveis. As escolhas variam de acordo com a preferência e os valores atribuídos as mesmas. Antes examinar em que sentido atribuímos valor moral a um ato humano devemos avaliar qual significado que damos às palavras valor e valioso. O comportamento moral é obrigatório e devido, impõe deveres ao sujeito. As normas morais devem ser respeitadas por causa de uma convicção interior e não por uma simples conformidade exterior impessoal e forçada.
A obrigatoriedade moral inclui a liberdade de escolha e de ação do sujeito e que este deve aceitar como fundamentada e justificada a mesma obrigatoriedade. As doutrinas éticas fundamentais nascem e se desenvolvem em diferentes épocas e sociedades, sendo como respostas dos problemas básicos da relação entre o homem e seu comportamento moral e efetivo. A relação entre os conceitos morais e a realidade humana está sujeita a mudanças.
2 OS VALORES
Todo ato moral possui varias escolhas e atos possíveis mas sempre preferimos a escolha mais valiosa e elevada moralmente sendo que outra opções tem como consequência um valor negativo.O comportamento moral não só faz parte de nossa vida cotidiana, e um fato humano entre outros, mas e valioso; ou seja, tem para nos um valor.Ter um valor não significa somente que consideramos a conduta boa ou positiva, ou seja, ambos podem ser avaliados ou julgados como tal em termos de valor.
2.1 Que são os valores Ao se falar de valores, temos presente a utilidade, as bondade a beleza a justiça. Assim como os respectivos povos negativos: inutilidade, maldade, injustiça. Podemos referir o valor às coisas ou aos objetos que sejam eles produzidos ou naturais pelo homem respeitando a conduta moral e humana. A essência do valor existe nas coisas, nela distinguindo dois modos de sua existência, como por exemplo, a prata; o valor da prata no minério não tem o mesmo