Etica e tec
Tema A - Ética e tecnologia
Nos dias atuais é difícil definir qual é a da postura ética no uso da tecnologia. Quais os limites para que uma conduta seja tida como ética? Nos últimos anos acompanhamos um aumento de condições de desenvolvimento favorável da tecnologia de forma assustadora, que a todo instante mudam nossa forma de ver as coisas, de viver, de trabalhar, a nossa maneira de encarar o certo e o errado.
Compreende-se que ética na tecnologia não é diferente da ética fora dela, pois parte-se do princípio que o ser humano sabe diferenciar o certo do errado em qualquer situação.
A tecnologia está inserida em várias áreas da ação humana, porém quando o assunto é esse, não importa que estejamos a falar de áreas completamente distintas, como, por exemplo: medicina, ciência, indústria etc... Em qualquer uma delas, o emprego da tecnologia levanta sempre preguntas a respeito dos limites devem ser respeitados e dos quais devem ser superados.
Historicamente falando toda a vez que o homem dominou a tecnologia, dominou a humanidade.
Passagens históricas significativas, em que o uso de novas tecnologias, principalmente nas guerras, levou a uma mudança no equilíbrio do poder.
Ao longo dos tempos, surgiram novas armas de destruição em massa, capazes de eliminar um grande número de inimigos em pouco tempo, sustentando a ideia de que não basta possuir um exército maior, ou melhor, mas que também é necessário haver superioridade tecnológica.
A necessidade de uma ética para a tecnologia ganhou força após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), pois, a partir daquele evento, cresceu o número de pessoas, incluindo cientistas e filósofos, que passaram a preocupar-se com os efeitos, nem sempre favoráveis, do uso das tecnologias modernas.
Percebemos que a sociedade atual é movida pela tecnologia, como se diz vivemos na "Era da Informação". É desnecessário dizer que a evolução de nossas redes de informação depende dos avanços da tecnologia.
Se não delimitarmos