etica e sociedade
2-DESENVOLVIMENTO
De acordo com Lisboa et al (1997), o objeto da Ética é o estudo do comportamento humano e o seu objetivo é estabelecer níveis de convivência aceitáveis entre os indivíduos de uma sociedade.
Já Aristóteles (2002) diz que o convívio social é o principal indicador da adesão de um indivíduo à ideia de um conjunto. O autor preconiza o objetivo geral da ética quando afirma que “Na ordem natural, o Estado antepõe-se à família e a cada indivíduo, visto que o todo deve, obrigatoriamente, ser posto antes da parte”.
O projeto ético-político do Serviço Social, defendido pela categoria a partir da década de 1970, vem se inserindo gradativamente nas reflexões e nas ações cotidianas da categoria de Assistentes Sociais. Embora, tenha tido grande visibilidade nos tempos atuais e os Assistentes Sociais, em sua maioria, vêm reconhecendo a importância da mudança de paradigma presente nesse projeto, ainda se debate intensamente, a sua viabilização no cotidiano das práticas profissionais. Ele se encontra materializado no marco legal que fundamenta a profissão, ou seja, na nova Lei de regulamentação profissional, Lei nº: 8.662, de 07 de junho de 1993, no Código de Ética profissional dos Assistentes Sociais, Resolução CFESS nº 273/93, demais referenciais norteadores como as diretrizes curriculares, a produção do conhecimento, sistematizado pelos profissionais, as deliberações das instâncias político organizativas da profissão e o reconhecimento da profissão no cotidiano das relações com a sociedade. Em sendo assim, o projeto ético-profissional do Serviço Social, direciona o trabalho do Assistente Social em termos de princípios e valores