Etica nas empresas
1. Até que ponto um gestor de pessoas precisa compreender a ética e seus princípios norteador das ações que o diferenciam no mercado de trabalho?
A ética seria uma reflexão da influência que a moral exerce sobre a nossa subjetividade, e acerca de como lidamos com essas prescrições de conduta, se aceitamos de forma integral ou não esses valores normativos e, dessa forma, até que ponto nós damos o efetivo valor a tais valores
A ética é um dos temas que se destaca nos dias atuais, principalmente nas organizações. E o departamento de recursos humanos é influenciado diretamente logo profissional de administração de empresas deverá estar preparado para enfrentar esses desafios.
Na manutenção de um código de ética é necessário que se tenham os lideres que, em geral, compõem o Conselho de Ética e têm por objetivo, analisar os casos descritos e auxiliar na identificação das necessidades de revisão dos itens existentes, sugerindo acréscimos ou mudanças tem como propósito fazer a confluência dos objetivos da organização e dos futuros colaboradores, levando em consideração que não se impõe ética a uma pessoa, mesmo porque a ética é particular de cada individuo.
Mesmo quando uma organização não tem um código de ética formal, sempre existe um conjunto de princípios e normas que sustentam as suas práticas. Na manutenção, o risco é não manter este código atual e aderente à cultura organizacional da empresa.
Os princípios que podem ser compartilhados, aprendidos e formam a base a partir da qual as ações e decisões organizacionais serão tomadas. O conjunto de valores orienta a definição de políticas e diretrizes, que se consolidam nos hábitos e costumes. Os valores servem de guia para definição de prioridades e de como todos devem se conduzir na busca dos objetivos da organização. Embora tenham caráter permanente, os valores devem ser periodicamente revisitados, para evoluir com a sociedade e com as necessidades da empresa, formando um conjunto