Etica na empresas
O tema ética começou a desperta bastante interesse, principalmente por estar relacionado diretamente com a experiência cotidiana das pessoas, levando-nos a uma reflexão sobre os valores que adotamos, e pelas ações que praticamos, e a maneira pela qual tomamos decisões e assumimos responsabilidades. Vemos hoje, por exemplo, que grande parte das profissões procuram estabelecer seus códigos de ética, numa tentativa de orientar e sistematizar os princípios de orientação para seus profissionais. Porém, sentimos e presenciamos cada vez mais uma crise ética nos diversos segmentos da sociedade que vai desde a situação política do país, passando por situações de corrupção na sociedade e no governo, até mesmo em problemas de relacionamento familiar.
No decorrer dos anos observamos, que a sociedade vem passando por intensas transformações comportamentais que acabam conseqüentemente influenciando as empresas a também passarem por processos de mudanças em relação à sua atuação na sociedade e os impactos gerados por elas. Vivemos em um momento onde os valores éticos, de maneira geral, vem sendo discutidos nos mais diversos meios de comunicação e na sociedade. Vários escândalos ocorrem constantemente envolvendo personalidades públicas onde se tem colocado à prova os valores considerados éticos e morais de nossa sociedade. Este fato acaba refletindo diretamente nas empresas e nos consumidores de todo o mundo, que se tornam mais atentos em relação às questões éticas.
O comportamento ético nas organizações se tornou um importante assunto que está em destaque no ambiente empresarial de pequenas a grandes empresas, nos mais diversos setores de atividade econômica. Observamos nos dias atuais, que as organizações cada vez mais se preocupam em demonstrar clareza e transparência em suas ações a seus fornecedores, clientes e acionistas. Visto que esta atitude influenciará na sua sobrevivência no mercado.
Da mesma forma, os