Etica contemporanea
(Palestra Proferida ao Corpo Clínico do Hospital Evangélico do Rio de Janeiro, em Comemoração ao dia do Médico)
Prof. Darci Dusilek
(Membro do Comitê de Ética em Pesquisa da UNIGRANRIO)
Introdução
Esta é uma palestra em aberto. Quero dizer que não pretendo aqui estabelecer normas de conduta para vocês, médicos, agentes ou operários da saúde que militam no Hospital Evangélico. Claro, vou indicar o quadro referencial que outros profissionais da área estão utilizando no processo de tomada de decisão sobre questões vitais no exercício do dia-a-dia de sua profissão.
Isso não quer dizer que abdico de meu próprio referencial de princípios e valores para falar sobre o tema. Esse referencial vai ficar evidente, assim pretendo, ao longo da palestra.
Gostaria de sugerir que a Direção do Hospital Evangélico promova mais encontros de caráter interdisciplinar sobre o tema com a finalidade de evitar o que o Dr. Dalton Luiz de Paula Ramos, Professor da UNIFESP, chama de solidão pessoal e cognitiva a que o profissional da saúde se vê muitas vezes forçado a vivenciar por fatores diversos, mas especialmente porque somos influenciados por uma cultura que vai na contra-mão desse esforço em um ser companhia para o outro. Nós vivemos imersos, impregnados por uma mentalidade que é individualista e que gera solidão. Não seria exagero dizer que somos mesmo forçados a tomar decisões de modo solitário por causa da competitividade do mercado em que estamos inseridos.
Nesta palestra, pretendo abordar brevemente o tema proposto nos seguintes pontos: 1) uma conceituação de bioética; 2) os valores e princípios utilizados na bioética; 3) os desafios que se colocam diante de nós na área da bioética; e, finalmente, uma breve conclusão que pretende manter o tema em aberto.
1. O Que É Bioética?
A bioética é o estudo da moralidade da conduta humana no campo da ciência da vida. É interessante destacar que a Bioética inclui