etchieya

274 palavras 2 páginas
O Construtivismo Russo foi um movimento de vanguarda que abriu o século XX, a partir de 1919, passando por cima (sem pedir licença) de uma série de concepções artísticas que duraram por muito tempo, e contribuiu, em muito, para a forma como pensamos e produzimos arte e design desde o século passado.
A arte construtivista tentava aplicar a visão tridimensional cubista a composições totalmente abstratas e não objetivas através de elementos cinéticos.
O primeiro e mais conhecido projeto de arquitetura construtivista foi a proposta de 1919 para a sede do Comintern em São Petersburgo, da autoria do arquiteto Vladimir Tatlin, frequentemente referida como Monumento à III Internacional ou Torre de Tatlin. Apesar de nunca ter sido construída, a escolha dos materiais (vidro e ferro), o seu espírito futurista e a sua afirmação política (o movimento dos seus volumes internos simbolizava a revolução do proletariado e a dialética) ditaram o tom para os projeto mais significativos da década de 1920.2 Os arquitetos construtivistas se valiam da idéia de um novo mundo para projetar e refletir no seu projeto os ideais desse mundo novo, sempre servindo ao povo e ao estado. Procuravam projetar coisas úteis, o seu ideal era que a arte e a arquitetura fossem unificadas com a sociedade criando uma nova arquitetura chamada de “arquitetura prática”, que não seria nem superior nem inferias as outras, mas que todas teriam a mesma validade, mas uma característica adotada do socialismo, a igualdade entre as coisas e o seres. A arquitetura devia servir a massa e ao estado enquanto cumpre seu papel, devia ser um modelo

Relacionados