etapa2 prof ricardo
Webquest é uma atividade de aprendizagem que aproveita a imensa riqueza de informações que, dia a dia, cresce na Web.
O conceito de webquest foi criado em 1995, por Bernie Dodge, professor da universidade estadual da Califórnia, EUA, como proposta metodológica para usar a Internet de forma criativa.
Dodge a define Webquest como uma atividade investigativa, em que alguma ou toda a informação com que os alunos interagem provém da Internet. b) Descrição
Em geral, uma webquest é elaborada pelo professor, para ser solucionada pelos alunos, reunidos em grupos. A webquest sempre parte de um tema e propõe uma Tarefa, que envolve consultar fontes de informação especialmente selecionadas pelo professor.
Essas fontes (também chamadas de recursos) podem ser livros, vídeos, e mesmo pessoas a entrevistar, mas normalmente são sites ou páginas na Web. É comum que a Tarefa exija dos alunos a representação de papéis, para promover o contraste de pontos de vista ou a união de esforços em torno de um objetivo. c) Apresentação
O processo de construção de uma webquest, desde a "tela em branco" até a sua utilização, se desdobra em três etapas: planejamento, formatação e publicação.
O planejamento é o aspecto pedagógico da elaboração. É o momento de definir o conteúdo da webquest. É uma etapa de criação, que demanda tempo e reflexão.
A formatação é o aspecto editorial da elaboração. É o momento de inserir o conteúdo num gabarito que contém as seções típicas de uma webquest. Nessa etapa, vale incluir imagens, revisar e dar acabamento na webquest.
Publicar significa pôr a webquest no ar. É o momento de tomar as providências técnicas para que a webquest possa ser acessada e utilizada pelas pessoas, na Internet. Veja aqui depoimento de quem já experimentou a metodologia webquest:
“A webquest leva o aluno a adquirir conhecimento trabalhando em equipe e utilizando os recursos da Web de maneira pautada e embasada, mas também divertida e dinâmica. A webquest é uma forma