Etapa 4 ATPS Gest o Educacional prontos
4.1 Construção do texto com base nas informações coletadas da escola pesquisada:
A EMEF Sandro Luiz Braga existe desde 1979 passou por algumas trocas de nomes seguindo orientações específicas, mas permanece desde 1999 com este nome. O planejamento do projeto político pedagógico da EMEF Sandro Luiz Braga teve como princípio pedagógico orientação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, e ainda contou com participação da comunidade local, de modo a permitir que sempre seja realizada uma análise consistente dos caminhos percorridos e possibilitar uma nova intervenção a qualquer momento do percurso, tendo em vista a formação dos educandos para se tornarem cidadãos críticos e não apenas sabedores de competências e habilidades técnicas e sim conscientes e capazes de interagir na sociedade.
A metodologia de ensino desta escola tem ênfase em três aspectos importantes: temas geradores; prática-teoria-prática; e participação coletiva.
Os temas Geradores é uma forma de tomar da realidade concreta o ponto de partida do ensino, de superar uma abordagem desatualizada do ensino/aprendizagem e tornar-se mais atraente e significativo para os educandos. Então esse método de ensino torna o processo ensino aprendizagem mais voltado às necessidades e aos interesses populares.
. Na relação entre prática-teoria-prática, o objetivo é garantir que os educandos sejam estimulados a perceber como se utiliza na prática social os conhecimentos que vão produzindo na escola. Espera-se um método que ensine não só a dizer, mas também a fazer.
A participação coletiva provoca nos educandos a vivências e assegura aos
Mesmos o direito de ter vez e voz no âmbito educativo. Os métodos de
Ensino ou a didática utilizada pelos educadores incentivam os educandos
A se assumirem como sujeitos do processo ensino-aprendizagem, porque os educandos têm suas próprias opiniões, posições, contestações, questionamentos, dúvidas, entre si, com os educadores, pais e outros.
A