Etapa 4 atps engenharia de software
Relatório 04: Gerência de Riscos de Projetos
Ward (2000) define risco como “o efeito acumulativo da probabilidade de incerteza que pode afetar positivamente (oportunidade) ou negativamente (ameaça) o projeto”. Sendo assim, podemos definir risco em projeto de software como sendo a probabilidade de que uma circunstância adversa realmente venha a ocorrer.
Os riscos são distribuídos em três categorias, a saber:
• Riscos relacionados ao projeto – afetam a programação ou recursos do projeto;
• Riscos relacionados ao produto – afetam a qualidade ou o desempenho do software que está em desenvolvimento;
• Riscos para os negócios – afetam a organização que está desenvolvendo ou adquirindo o software.
Atendendo às solicitações do cliente, relacionamos abaixo cinco riscos que podem afetar o projeto bem como os planos de prevenção para evitá-los e planos de contingência, caso venham a ocorrer.
1 - Rotatividade de pessoal:
Probabilidade: Moderada. Efeitos: Sérios.
Definição:
Risco relacionado ao projeto, caracterizado pela perda de pessoal experiente antes do término do mesmo, por diversas razões como doenças, desligamento da empresa, etc. Planos de prevenção:
Para minimizar as possibilidades de ocorrência desse risco, procuramos valorizar os nossos profissionais através da oferta de bons salários, plano de carreira, benefícios, bom relacionamento humano dentro da organização, boas condições de trabalho, incentivo e motivação aos funcionários.
Além disso, faz parte da política da empresa a descentralização do conhecimento, para evitar que a perda de uma pessoa acarrete grandes danos ao projeto.
Mais critério e atenção na seleção de pessoal, ou seja, durante o processo de recrutamento e seleção, procuramos obter conhecimento sobre os fatores que atraem ou não as pessoas para trabalharem na empresa, bem como o que levou cada profissional a se desligar do seu último trabalho. Planos de