ETAPA 3 E ETAPA 4 MECANICA APLICADA
Aula-tema: Mecanismos: Rodas Dentadas.
Esta atividade é importante para conhecer os principais aspectos estruturais das rodas dentadas, observando as diversas propriedades mecânicas que devem ser consideradas nas aplicações em veículos automotores.
Passo 1, passo 2 passo 3,
• Pesquisas
Engrenagens planetárias são elementos mecânicos formados pela engrenagem solar (central), engrenagens satélites que giram em torno dela (planetárias), engrenagem anelar onde os planetários se engrenam e um eixo de suporte. Seu objetivo é atuar como caixa de redução, transformando a alta velocidade do motor em um alto torque para a operação da máquina. As engrenagens planetárias, também são usadas em automóveis, onde as relações de transmissão são precisas com um torque suave. Elas também são empregadas nas indústrias, para controlar alguns tipos de movimentos, como: turbinas eólicas, bicicletas, helicópteros, máquinas pesadas, motores elétricos e alimentadores de papel. Na comparação com outras engrenagens elas possuem algumas vantagens, dentre elas, podemos citar que são mais compactas, leves, permitem altas reduções de velocidade, etc. Por outro lado, possui um projeto complexo, necessitam de altas cargas e é bastante inacessível.
Há vários tipos de engrenagens, os mais comuns são:
• Cilíndricas de dentes retos: como o próprio nome diz, possuem os dentes retos, realiza transmissão em eixos paralelos, são usadas geralmente para criar grandes reduções, com menos velocidade e mais força, como possuem maior atrito entre os dentes são bastante barulhentas durante seu funcionamento.
• Cilíndricas de dentes helicoidais: estas possuem os dentes paralelos entre si, porém com certa inclinação em relação ao eixo, são engrenagens que transmite rotação em diversos posicionamento de eixos (não necessariamente paralelos), por isso são mias silenciosas que as de dentes retos.
• Engrenagens Cônicas: possuem tronco em formato de cone, podem ter dentes retos ou helicoidais, são bastante