ETAPA 2
Aula-tema: ligações químicas e compostos inorgânicos
Essa atividade é importante para identificar, quanto a ligação metálica, à estrutura e/ou comportamento, os principais compostos inorgânicos.
Para realiza-la, devem ser seguidos os passos descritos.
Passo 1 (Equipe)
Fazer a leitura sobre as Ligações químicas e sobre os Compostos inorgânicos do PLT de Química.
Passo 2 (Equipe)
Discutir com os colegas da equipe, após a leitura do passo anterior, a frase “O aço pode ser substituído pelo alumínio”. Elaborar um comentário, escrevê-lo e apresenta-lo ao professor no relatório parcial do primeiro bimestre.
O alumínio oferece uma excepcional resistência a agentes externos, intempéries, raios ultravioleta, abrasão e riscos, proporcionando elevada durabilidade, inclusive quando usado na orla marítima e em ambientes agressivos. O alumínio tem uma proteção natural que só é destruída por uma condição agressiva ou por determinada substância que dissipe sua película óxido de proteção. Essa propriedade facilita a conservação e a manutenção das obras, em produtos como portas, janelas, forros, telhas e revestimentos usados na construção civil, bem como em equipamentos, partes e estruturas de veículos de qualquer porte. Nas embalagens é fator decisivo quanto à higienização e barreira à contaminação. A alta maleabilidade e ductibilidade do alumínio permitem à indústria utilizá-lo de diversas formas. Suas propriedades mecânicas facilitam sua conformação e possibilitam a construção de formas adequadas aos mais variados projetos.
O expressivo aumento no consumo de alumínio mostra o quanto o metal é importante na indústria moderna. É hoje o mais consumido dos metais não ferrosos. Seu leque de aplicações está relacionado com suas características físico-químicas, com destaque para seu baixo peso específico comparado com os demais metais de alto consumo, resistência à corrosão e alta condutibilidade elétrica e térmica. Essas propriedades são as matérias-primas da