ETAPA 1
A administração de materiais visa suprir todos os setores de uma empresa para que estas funcionem plenamente. Esta atividade envolve várias ações como área de compras, recebimento e armazenamento, fornecimento das unidades operacionais e gerenciamento de estoques, que é um dos fatores mais importantes de uma organização.
Para obter sucesso na administração de materiais deve-se levar em conta o tempo oportuno, se a matéria prima não for entregue no tempo certo pode causar atrasos na produção, quantidade necessária, uma quantia de material acima do necessário significa dinheiro parado, qualidade desejada, a falta de qualidade pode prejudicar o funcionamento das máquinas, baixo custo, significa lucro para empresa desde que não se perda qualidade.
Com estes recursos alinhados a um controle de produção eficaz, obtêm-se uma produção continua e homogenia, sem paradas de máquinas por falta de matéria prima e estoque parado sem necessidade, reduzindo assim custos com estocagem e operários e máquinas ociosos.
Dentre as muitas funções da administração de materiais esta o controle estoque, classificação de material, aquisição e compra, armazenamento, movimentação de material, Inspeção de recebimento, cadastro e diligenciamento, inspeção de suprimento, padronização e normalização de material, transporte de material e alienação de material.
Na administração de materiais existe uma divisão dos estoques: estoques mínimo ou de segurança, é a menor quantidade de um artigo ou item que deverá existir para prevenir qualquer eventualidade ou emergência; estoque médio, é considerado como sendo a metade da quantidade necessária para um determinado período mais o estoque de segurança; estoque máximo, é a quantidade necessário de um item para suprir a organização em período estabelecido mais o estoque de segurança.
Para que uma empresa esteja em destaque, é necessário uma boa administração de materiais, porque estas serão responsáveis pelo o funcionamento