Eta's
Objetivos
Compreender o funcionamento das diversas etapas, no processo de tratamento de água para o consumo humano;
Analisar os parâmetros de referência para o controlo da qualidade da água;
Estação de Tratamento de Água
Em Portugal, as Estacões de Tratamento de Água (ETA’s) são geridas pela empresa
Numa ETA efetua-se um conjunto de procedimentos físicos e químicos que são aplicados na água recebida de uma albufeira, para que esta fique em condições adequadas para o consumo humano; O processo de tratamento de água têm como objetivo principal, eliminar qualquer tipo de contaminação presente na água, para evitar a transmissão de doenças ( saúde pública ).
Etapas do Processo de Tratamento de água
Captação de água bruta
A água bruta que chega à ETA é captada de rios e albufeiras, trazendo com ela impurezas como areias, lamas, lixos e agentes patogénicos.
Para reduzir a carga residual, a água passa por um sistema de grades (Gradagem) à entrada da ETA.
Oxidação
Na etapa de oxidação é adicionado ozono, para a degradação da matéria orgânica, como algas, a oxidação de metais como o ferro e o manganês e evitar a formação de compostos organoclorados.
Coagulação
É na câmara de mistura rápida que é adicionado o coagulante, para as partículas sólidas suspensas na água em movimento, se aglomerarem.
Floculação
A água passa por um conjunto de câmaras de mistura lenta para ser adicionado o floculante, para se formarem os flocos.
É nesta etapa do processo que é verificada a variável do pH, se encontra dentro dos parâmetros impostos pela legislação.
Decantação
É nos tanques de decantação que é feita a clarificação e remoção das partículas em suspensão. A extração de lamas em excesso é efetuada através de fossas de decantação. Nesta etapa verifica-se o parâmetro da concentração de metais.
Filtração
É nos tanques de filtração (areia) que se faz a remoção de flocos não decantáveis