ESW Ciclo De Vida Codifica Remenda RAD Baseado Em Componentes E M Todos Formais
1539 palavras
7 páginas
Engenharia de SoftwareProfa. Priscila Facciolli
Tópicos
1- Ciclo de Vida – Codifica Remenda;
2- Ciclo de Vida – RAD;
3- Ciclo de Vida – Baseado em Componentes;
4- Ciclo de Vida – Métodos Formais.
2
Ciclo de Vida – CodificaRemenda / Balburdia
Neste modelo não existe uma documentação formal do sistema, ou a documentação não abrange todo o sistema.
Todas as definições e especificações estão baseadas na experiência de um analista mais antigo ou em uma pequena equipe que detém o conhecimento.
O software é construído sem nenhum tipo de projeto ou documentação; normalmente, é encontrado em organizações que são administradas por crises, em que não há planejamento, nem controle com relação aos possíveis riscos.
3
Ciclo de Vida – CodificaRemenda / Balburdia
4
Ciclo de Vida – CodificaRemenda / Balburdia
A implementação é motivada pela urgência, desconsiderando os requisitos do sistema.
Na fase de implantação do software já ocorrem várias mudanças que submeterão o sistema de volta à implementação. Assim, o software entra no loop de gestação (implementação . implantação), sem que o sistema possa atingir a maturidade ideal para uso.
5
Ciclo de Vida – CodificaRemenda / Balburdia
Descrição de suas fases e particularidades:
Os ajustes ao software para atender aos novos requisitos, sempre são em clima de urgência e de stress, motivados por vários fatores, e principalmente por pressão política.
Estes atores algumas vezes implicam em longas jornadas de trabalho e contribuem para o desgaste físico e psicológico dos profissionais envolvidos no projeto, desmotivando-os.
Conseqüentemente geram baixa qualidade e confiabilidade do software desenvolvido e também tornam cada vez mais difícil a sua manutenção e alteração.
6
Ciclo de Vida – CodificaRemenda / Balburdia
Vantagens:
Este modelo é indicado em relação aos demais modelos, quando há necessidade de um ajuste de um software em caráter emergencial, pelo fato de não seguir um roteiro, não