Estátistica - conceitos básicos
|||
|||
Conceitos Básicos
O estudo da Teoria das Probabilidades é um instrumento que nos ajuda a estimar com o máximo de precisão possível o resultado de eventos, dos quais não podemos dizer, antecipadamente, qual será o resultado.
A definição clássica de probabilidade é:
Se forem possíveis n eventos mutuamente exclusivos e igualmente prováveis, se nA desses eventos tem o atributo A, então a probabilidade de A é dada pela razão nA/n.
Dessa forma, a probabilidade de um evento é o número real P(A), tal que:
Experimento Aleatório
Nos experimentos aleatórios, mesmo em condições iniciais sempre idênticas, os resultados finais de cada vez que o experimento é efetuado serão diferentes e não previsíveis.
Exemplo:
Com exemplo temos:
O lançamento de um dado e a observação do número mostrado na face de cima;
O lançamento de uma moeda e a observação do número de caras obtido;
Determinação da vida útil de um componente eletrônico.
Espaço Amostral
É um conjunto estabelecido de todos os resultados possíveis de um experimento. O Espaço Amostral é representado pela letra S.
Exemplo:
No caso de lançamento de uma moeda, S={cara, coroa}
No caso de lançamento de um dado comum, S={1, 2, 3, 4, 5, 6}
No caso de lançamento de uma moeda 4 vezes e observação do número de caras, S={0, 1, 2, 3, 4}.
Evento
Um evento A (relativo a um espaço amostral S, associado a um experimento E) é um subconjunto do espaço amostral S, dessa forma o próprio S constitui um evento, assim como o conjunto vazio que também o pode ser.
Evento Simples
É formado por um único elemento do espaço amostral. Quando lançamos uma moeda,o evento que consiste na saida da face cara(Ca) é um evento simples. Se lançarmos duas moedas, o evento (Co,Co), por exemplo, é um evento simples.
Evento Composto
Caracteriza-se pela ocorrência de ambos os eventos (A e B), simultaneamente, ou então pela ocorrência de um ou outro evento (A ou