ESTÁTICA
CURSO: ENGENHARIA CIVIL
FUNDAMENTOS DA MECÂNICA
MARÇO/ 2014
FORTALEZA, CE
FUNDAMENTOS DA MECÂNICA
Trabalho
apresentado
como
requisito
parcial de avaliação na disciplina de
Produção de Texto Técnico à Professora
_______________
MARÇO/ 2014
FORTALEZA, CE
Resenha Crítica do Capitulo 1: Estática - Fundamentos da Mecânica
O livro Estática – Mecânica para Engenheiros é a tradução de uma obra de
Irving H. Shames, engenheiro do Department of Civil, Mechanical and Environmental
Engineering da Universidade George Washington e ex professor da Universidade do
Estado do Estado de Nova York. O livro está disponível na base E-livros: bv Pearson da biblioteca virtual da UNIFOR.
No capitulo 1, temos uma abordagem sobre estática na qual o autor que apresenta, inicialmente, a aplicação da mecânica newtoniana e sua importância para estudantes de engenharia. Destaca, ainda, que os conceitos propostos por Einsten, em 1905, serão utilizados apenas quando um corpo estiver com velocidades próximas a 300000km/s ou quando envolver partículas subatômicas.
Comprimento,
massa
e
tempo
são
apresentados
como
unidades
fundamentais para mecânica e que a partir dessas grandezas são definidas outras grandezas, que por sua vez são chamadas de grandezas secundárias. O autor mostra que cada grandeza fundamental foi estabelecida a partir de comparações com padrões estabelecidos, sendo o comprimento comparado com uma barra metálica mantida em Sèvres, na França, o tempo comparado ao número de vezes que a terra gira em torno do seu eixo e a massa a partir de deformações provocadas em molas que prendem corpos a uma distância da superfície.
O livro aborda as unidades de alguns sistemas de grandezas, retrata sutilmente a análise dimensional e destaca que o sistema internacional de unidades será o mais usado, sendo metro, quilograma e segundo as unidades para comprimento, massa e tempo