Estática exercício
60º
30N
m1
3. No esquema representado, o homem exerce sobre a corda uma força de 120 N e o sistema ideal se encontra em equilíbrio. O peso da carga Q é:
θ θ Dados: sen θ = 0,6 cos θ = 0,8
3. Na figura abaixo, o corpo suspenso tem o peso 100 N. Os fios são ideais e têm pesos desprezíveis, o sistema está em equilíbrio estático (repouso). Determine a tração na corda AB e na corda BC, em N.
(Dados: g = 10 m/s2; sen30º=0,5 e cos30º=
3
/2)
4. O corpo M representado na figura pesa 80 N e é mantido em equilíbrio por meio da corda
AB e pela ação da força horizontal F de módulo 60 N. Considerando g = 10 m/s2, a intensidade da tração na corda AB, suposta ideal, em N, é:
A
B
F
M
5. A figura a seguir apresenta as dimensões aproximadas do braço de uma pessoa normal. A força potente F1, exercida pelo bíceps atua a uma distância de 4 cm da articulação (ponto fixo) enquanto um peso F2 = 5 kgf (força resistente) é sustentado pela mão a uma distância de 32 cm do ponto fixo.
6. Na figura está representada uma barra rígida apoiada em P. Em uma extremidade está pendurado um corpo de massa igual a 1,0 kg. Qual deve ser a massa X do outro corpo, que está pendurado na outra extremidade, para que o sistema fique em equilíbrio na posição indicada na figura? (Considere desprezível a massa da barra e os atritos e adote g = 10 m/s2).
20 cm
x
60 cm
P
1kg
7. A força do tendão de Aquiles Ft= 650 N é mobilizada quando o homem tenta ficar na ponta dos pés. Quando isso é feito, cada um dos pés fica sujeito a uma força reativa Nf= 400 N.
Determine o momento resultante de Ft e Nf em relação à articulação do tornozelo A.
8. A força do tendão de Aquiles Ft= 650 N é mobilizada quando o homem tenta ficar na ponta dos pés. Quando isso é feito, cada um dos pés fica