Estágio supervisionado i
2 – Justificativa O CREAS oferta ações de orientação, proteção e acompanhamento psicossocial individualizado e sistemático a crianças, adoescentes e suas famílias em siotuação de risco ou violação de direitos e a adolescentes autores de ato infracional. Para tanto, deverá organizar atividades e desenvolver procedimentos e metodologias que contribuam para a efetividade da ação protetiva da família, inclusive no que tange a orientação juridico-social nos casos de ameaça e violação de direitos individuais e coletivos.
Descrição sucinta dos objetivos institucionais e a atuação do serviço social na instituição; informações quanto à dinâmica institucional, a proposta do projeto em que o aluno vai atuar; a importância da atuação do serviço social.
3 – Objetivos
3.1 – Objetivo Geral: Deverá ser definidos a partir do plano de ação do supervisor de campo, (assistente social ) e ser elaborado juntamente com o orientador acadêmico;
3.2 – Objetivos Pedagógicos: - Possibilitar ao aluno a identificação do espaço de intervenção profissional;
- Possibilitar a aproximação do exercício profissional e sua importância para a população usuária do serviço social;
- Identificar as políticas sociais implantadas na instituição e sua importância para a instrumentalização do exercício profissional.
-Relacionar as expressões da questão social no município em que o aluno está inserido.
4 – Supervisão de Campo: Dinâmica processual da supervisão e sua sistematização, (planejamento de dias, horários, se será individual, grupal, deixando claro que as atividades pertinentes ao aluno devem estar exclusivamente atreladas às ações do serviço social).
5-Orientação Acadêmica: O estágio curricular obrigatória consiste em um momento de aprendizado da prática profissional; o qual permite aproximação efetiva do estagiário com a realidade de área de atuação. Momento de discussões e reflexão crítica, através da observação, identificação do espaço socioinstitucional e o